gototopgototop
Nova pagina 3

 

forex trading logo


... Enquete

O que você mais acessa no Portal Dystacks?
 
Home Saúde Alimentos ricos em fibra ajudam no combate à cárie
Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado.(S. Francisco de Assis)

Alimentos ricos em fibra ajudam no combate à cárie PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Publicado por: : Rosiane Souza   
Seg, 13 de Abril de 2015 08:57

Maçã, brócolis e amêndoas são alimentos fibrosos que ajudam a remover as impurezas que se fixam nos dentes formando a placa bacteriana

 Foto: Glayan / ShutterstockAo incluir em sua dieta alimentos ricos em fibras, você consome vitaminas que deixam o corpo mais forte e, ainda,evitam a placa bacteriana e a cárie, além de afastar futuros problemas para a gengiva e o esmalte dos dentes.

“Esses alimentos fibrosos, por exigirem maior tempo de mastigação para triturá-los (por causa das fibras),ajudam a remover as impurezas da superfície dentária. Além disso, permitem que, durante o processode trituração, uma maior quantidade de saliva seja produzida o que, além de lubrificar, permite uma auto higiene dos dentes”, diz Luís Marcelo Sêneda, cirurgião-dentista da Clínica SM Oral Care.

Mas é importante que seja dito; o consumo dos alimentos fibrosos ajuda a manter a saúde bucal em dia, mas não pode ser a única forma de limpeza bucal. “Esses alimentos promovem certo grau de higienização da boca, mas não podem substituir a utilização da escova dentária após cada refeição seguida do uso do fio dental”, diz Luís.

Alimentos fibrosos x grudentos
Entre os alimentos fibrosos mais conhecidos e consumidos estão algumas frutas (maçã, pêra e goiaba),algumas verduras e legumes (brócolis, pepino, cenoura ecouve), cereais integrais (arroz integral), grãos (feijão e grão de bico), nozes e amêndoas com casca.

Em contra partida, existem alimentos que fazem uma função contrária a dos fibrosos e devem ser evitados por quem deseja ter dentes sempre saudáveis. “De maneira geral, devemos evitar açúcares, gorduras e carboidratos, pois eles aderem com maior facilidade à superfície dentária incentivando o processo de formação da cárie”, diz o especialista.

Outros amigos da saúde bucal
Porém, quando o assunto é saúde bucal, não são só os alimentos fibrosos que são considerados grandes aliados dos dentes, o limão e a laranja também fazem muito bem para o sorriso. Um de seus benefícios é serem ricos em vitamina C. “A carência dessa vitamina no organismo pode causar uma doença chamada escorbuto que pode promover intenso sangramento gengival e até perda dos dentes”, diz Luís.

Além disso, o limão é adstringente, bactericida e fungicida. Há ainda quem diga que ele também funciona como antibiótico e clareador dental.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite, iogurtes, queijos e castanha-do-pará) também é uma ótima pedida para auxiliar na saúde bucal, já que eles podem tornar os dentes mais fortes e resistentes. Até a saliva produzida na mastigação do chiclete ajuda na limpeza dos dentes, contanto que o produto seja sem açúcar.

 

Fonte:http://saude.terra.com.br

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

...Baixe nosso Aplicativo

IMG-20161119-WA0166

Receba novidades do Portal Dystacks diretamente no seu e-mail, Assine já!

... PUBLICIDADE

itumbiara_go

... Total / Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje508
mod_vvisit_counterOntem2415
mod_vvisit_counterEsta semana5278
mod_vvisit_counterSemana passada13666
mod_vvisit_counterEste mês85185
mod_vvisit_counterMês passada131877
mod_vvisit_counterTodos os dias19699164

Temos:  online
O seu IP: 54.196.79.241
 , 
Hoje: 26 Abr, 2017
Contador de visitantes

... Total / Membros

  • 3319 membro(s) registrado(s)
  • 0 hoje




2016 © Dystacks.com.br - Todos os direitos reservados.