gototopgototop
Nova pagina 3

 

forex trading logo


... Enquete

O que você mais acessa no Portal Dystacks?
 
Home Notícias Brasil TAC que previa retirada de búfalos de reserva ambiental não foi cumprido
O amor é, como a natureza, grande principalmente nas coisas pequeninas. (Júlio C. Machado)

TAC que previa retirada de búfalos de reserva ambiental não foi cumprido PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Publicado por: : Portal Dystacks   
Qua, 13 de Maio de 2015 09:06

Criação no Lago Piratuba causa impacto ambiental na região, diz ICMBio.
Ministério Público Federal vai avaliar a situação da reserva.Incêndio destroi vegetação de campos e florestas de várzea no Amapá (Foto: Reprodução/TV Amapá)

Criação de búfalos pode contribuir para a ocorrência
de incêndios no local (Foto: Reprodução/TV Amapá)

A criação de búfalos na Reserva Biológica do Lago Piratuba, ao Leste do Amapá, ainda é um dos motivos para os impactos ambientais na região, segundo o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Para tentar solucionar o problema, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado em 2010 entre os fazendeiros e criadores de animais da região. O documento previa a retirada de animais da área, mas poucos avanços foram registrados, segundo o instituto.

A analista ambiental do ICMBio Patrícia Pinha diz que a presença de búfalos tem provocado impactos ambientais e modificado o ambiente natural, tornando-o mais seco e propenso a desastres ecológicos, como o incêndio ocorrido em novembro de 2014, que atingiu cerca de 3 mil hectares de área. Em cinco anos nenhuma retirada de animais foi registrada.

“Nos últimos anos incêndios foram registrados na reserva ambiental e a criação bubalina tem contribuído para isso. A região, que antes era alagada, com a presença dos búfalos sofreu assoreamento. A Reserva do Piratuba não permite a presença de uma fauna exótica”, explica.

O TAC assinado em 2010 previa que os fazendeiros e criadores de animais que vivem no entorno da reserva retirassem os búfalos que vivem soltos dentro da unidade. À época, dos 17 criadores, 12 assinaram o documento para retirar os animais.

Na segunda-feira (11), representantes do ICMBio, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF) se reuniram para discutir sobre a situação atual da reserva. De acordo com Patrícia Pinha, um relatório será encaminhado para que o MPF avalie o caso.

“Apesar de terem ocorrido avanços, como o controle de animais na área, ainda há um número considerável de búfalos irregulares dentro da reserva, mas não podemos divulgar a quantidade, pois isso pode atrair pessoas que queiram capturar esses animais ilegalmente”, explicou.

Fonte:http://g1.globo.com

 

...Baixe nosso Aplicativo

IMG-20161119-WA0166

Receba novidades do Portal Dystacks diretamente no seu e-mail, Assine já!

... PUBLICIDADE

itumbiara_go

... Total / Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1406
mod_vvisit_counterOntem2748
mod_vvisit_counterEsta semana4154
mod_vvisit_counterSemana passada11443
mod_vvisit_counterEste mês35849
mod_vvisit_counterMês passada102808
mod_vvisit_counterTodos os dias19024914

Temos: 1 bots online
O seu IP: 174.129.78.73
 , 
Hoje: 16 Jan, 2017
Contador de visitantes

... Total / Membros

  • 3282 membro(s) registrado(s)
  • 0 hoje




2016 © Dystacks.com.br - Todos os direitos reservados.