gototopgototop
Nova pagina 3

 

forex trading logo


... Enquete

O que você mais acessa no Portal Dystacks?
 
Home Utilidade Pública Itumbiara GO
Alguns pensam que para se ser amigo basta querê - lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde...(Aristóteles)

Utilidade Pública - Itumbiara GO
Breve Histórico do Município de Itumbiara. PDF Imprimir E-mail
Publicado por: : Nilton Santos   
Sáb, 04 de Janeiro de 2014 11:15
Sua origem data de 1824, quando o Português, Marechal Cunha Matos aqui instalou o Porto de SANTA RITA DO PARANAÍBA para atender a passagem da estrada que ligava a região a Uberaba em Minas gerais. 

O local começou a ser povoado com a vinda de várias famílias com o objetivo de explorar, através da agricultura e pecuária, as terras férteis do Vale do Paranaíba. 

Essas famílias ergueram uma capela denominada “Santa Rita”, que mais tarde viria a ser a padroeira da cidade. 

A área a ser instalado o futuro município, foi doada pelas famílias de José Domingos da Costa, José Bernardo da Costa, Antônio Francisco Gardiano, cujo documento foi lavrado em 17 de janeiro de 1824. Em 02 de agosto de 1824 foi criado o Distrito e freguesia de Santa Rita do Paranaíba, por resolução Provincial de nº 18, elevado a Paróquia pelo Bispo de Goiás, Dom Prudêncio. 

Foi criado, em 16 de julho de 1909, o Município de Santa Rita do Paranaíba através da Lei nº 349, sancionada pelo Governo Urbano Coelho, tendo sido instalado o Município em 12 de outubro de 1909. Um fato bastante benéfico ao desenvolvimento do recém emancipado Município, foi a inauguração da Ponte Affonso Penna em 15 de novembro de 1909, pelo então Presidente da República, Dr. Afonso Augusto Moreira Penna. 

Através de uma consulta popular, realizada em 31 de dezembro de 1943, na gestão do Prefeito José Gomes de Lima, o Município de Santa Rita do Paranaíba passou a chamar-se ITUMBIARA, que em língua indígena significa “CAMINHO DA CACHOEIRA”, justamente porque tínhamos no município uma das mais belas cachoeiras do país “CACHOEIRA DOURADA”, hoje extinta pela construção da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, distante aproximadamente 30 Km de Itumbiara. 

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, Itumbiara foi palco do violento confronto do Exército com as forças rebeldes do Estado de São Paulo. Esse MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO era formado principalmente por advogados, professores, comerciários e estudantes universitários, que tinham como objetivo principal a convocação imediata de eleições gerais para Presidente da República do Brasil, Deputados e Senadores e a conseqüente elaboração de uma nova Constituição para o Brasil. Embora GetúlioVargas, então Presidente do Brasil, tenha sufocado os 
revolucionários paulistas, as eleições foram convocadas para 1933 e os brasileiros passaram a viver num Estado de Direito a partir da promulgação da Constituição de 1934. A Ponte Affonso Penna guarda ainda hoje, através de perfurações à bala, marcas desse episódio da História Brasileira. 

A iluminação elétrica, apesar da quantidade de água cercando a cidade, só foi implantada em 1933. 

Pode-se afirmar que o crescimento da cidade foi impulsionado pela abertura das primeiras estradas intermunicipais, isso em 1918, que além de encurtar as distâncias e o tempo das viagens, ampliou os caminhos do progresso. 

No início do século XX surgiram as primeiras iniciativas para a criação de escolas, que foram aumentando com o crescimento do município, quase no mesmo instante que a imprensa se tornou realidade em 1919, isso graças ao Jornal “ O Comércio” . Através
de um concurso em 1943, a cidade passou a denominar-se Itumbiara, que em tupi-guarani significa Caminho da Cachoeira. 

Por sua localização estratégica, foi palco de duas revoluções na década de 30. 

A primeira, a Revolução de 30 - confronto ocorrido entre as forças militares leais ao Presidente Washington Luís e os simpatizantes da idéias reformistas do futuro o Presidente Getúlio Vargas - contou com a participação de cem itumbiarenses. 

A segunda, a Revolução Constitucionalista de 1932, trouxe tensão à população, pelos confrontos entre o Exército e as forças rebeldes formadas por civis e militares do Estado de São Paulo. 

O município perdeu parte de seu território com a emancipação dos Distritos de: Panamá em 1852; Cachoeira Dourada em 1982; Inaciolândia em 1993; 

A cidade recebeu, durante sua história, as visitas do Presidente da República Affonso Augusto Moreira Pena, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Batista de Oliveira Figueiredo, Fernando Affonso Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

 
« InícioAnterior12PróximoFim »

Página 2 de 2

Receba novidades do Portal Dystacks diretamente no seu e-mail, Assine já!

... PUBLICIDADE

itumbiara_go

... Total / Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2215
mod_vvisit_counterOntem2502
mod_vvisit_counterEsta semana19022
mod_vvisit_counterSemana passada26883
mod_vvisit_counterEste mês90173
mod_vvisit_counterMês passada51342
mod_vvisit_counterTodos os dias19849786

Temos: 7 bots online
O seu IP: 54.166.201.210
 , 
Hoje: 25 Jun, 2017
Contador de visitantes

... Total / Membros

  • 3334 membro(s) registrado(s)
  • 0 hoje




2016 © Dystacks.com.br - Todos os direitos reservados.